SETEMBRO AMARELO - Uma oportunidade de dialogar sobre a vida

SETEMBRO AMARELO - Uma oportunidade de dialogar sobre a vida

Setembro é um mês que nos convida a refletir sobre um tema importante, muitas vezes negligenciado: a saúde mental. Nesse contexto, o Prever em parceria com Cliniprev e Studium LabOra, realizaram na última sexta feira 22 de setembro, uma palestra intitulada "Uma Conversa Sobre a Vida". A roda de conversa reuniu o palestrante Jean Gonçalves e a psicóloga Ana Caroline Bicalho e trouxe à tona discussões importantes sobre o Setembro Amarelo e a necessidade de abordar a saúde mental de forma sensível e empática.


A palestra se iniciou com um questionamento muito importante: quando se trata desse tema, devemos dialogar ou silenciar? Em um mundo onde a comunicação muitas vezes se torna fria e impessoal, é fundamental lembrar que estamos lidando com vidas, com pessoas que têm histórias, emoções e desafios. O diálogo deve existir com sensibilidade e empatia principalmente com o objetivo de educar as pessoas à frente dos meios de comunicação, para que a informação não chegue de forma técnica ao leitor, pois temas como esses não devem ser tratados de maneira fria.


Palestrante Jean Gonçalves do Studium LabOra


Em momentos de angústia e dor, é crucial não minimizar o sofrimento dos outros em hipótese alguma. Todo sentimento é válido para aquele que o sente. Cada indivíduo enfrenta desafios únicos, e o que pode parecer trivial para um pode ser insuportável para outro. Assim, uma das habilidades mais valiosas que podemos cultivar é a escuta ativa. Permitir que o outro fale, sem julgamento e com empatia, é uma forma poderosa de oferecer apoio. Muitas vezes, tudo o que o outro precisa é de alguém disposto a ouvi-lo, sem tentar resolver todos os problemas, simplesmente estar presente e compreender.


A palestra se encerra com uma mensagem muito importante: dentro de cada um de nós, há a resiliência para nos fazer muito maiores do lado de dentro do que a aparência de fragilidade que muitas vezes apresentamos externamente. Temos a capacidade de ressignificar e encontrar propósito em cada situação da vida, pois esse é o pilar, o sustento, contra qualquer pensamento que diga que viver não vale a pena.


INDICAÇÃO DE LEITURA

Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração.

Autor: Viktor Emil Frankl 


Se você conheça alguém que esteja enfrentando momentos difíceis e precisando de ajuda, o primeiro passo é ouvir atentamente, com empatia. Intervenha informando a família e orientando a busca por ajuda profissional como médicos, psiquiatras e psicólogos. O CVV - Centro de Valorização da Vida está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana para atender, de forma voluntária e gratuita, todas as pessoas que desejam e precisam conversar, garantindo total sigilo. Ligue 188.


Parceria Prever e Cliniprev com Studium LabOra




Assunto: Saúde e Bem-estar

Cadastre-se em nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, dicas de saúde, promoções, eventos e muito mais!

Ao assinar a newsletter, declaro estar ciente da Política de Privacidade, autorizo portanto a utilização dos meus dados pelo Prever.